Aula 02 - Processing: refazendo um exemplo basico
O exemplo utilizado foi o Redraw que tinha como objetivo redesenhar uma linha quando mouse era clicado. No exemplo a linha movia-se apenas para cima e ao chegar no topo da tela retomava para baixo:
float y;
// The statements in the setup() function
// execute once when the program begins
void setup() {
size(640, 360); // Size should be the first statement
stroke(255); // Set line drawing color to white
noLoop();
y = height * 0.5;
}
// The statements in draw() are executed until the
// program is stopped. Each statement is executed in
// sequence and after the last line is read, the first
// line is executed again.
void draw() {
background(0); // Set the background to black
y = y - 4;
if (y < 0) { y = height; }
line(0, y, width, y);
}
void mousePressed() {
redraw();
}
No novo código temos um circulo que muda para posição em que o mouse estiver no momento que for clicado.
Código:
O código é bem simples, as variáveis "x" e "y" definiram o ponto inicial onde a nossa elipse seria formada. Obtive-se um circulo com o raio 40 e o pintamos de branco de foma a melhorar a visualização. Usamos um recurso do processing que é a função mousePressed, essa função reconhece quando o mouse é pressionado. Sendo assim fez-se com que sempre que houvesse um clique as variáveis "x" e "y" recebessem a posição atual do mouse.
Observe no Gif abaixo como o código funcionou:


Comentários
Postar um comentário