Aula 02 - Processing: refazendo um exemplo basico

O exemplo utilizado foi o Redraw que tinha como objetivo redesenhar uma linha quando  mouse era clicado. No exemplo a linha movia-se apenas para cima e ao chegar no topo da tela retomava para baixo:

Código:
float y;
 
// The statements in the setup() function 
// execute once when the program begins
void setup() {
  size(640, 360);  // Size should be the first statement
  stroke(255);     // Set line drawing color to white
  noLoop();
  y = height * 0.5;
}

// The statements in draw() are executed until the 
// program is stopped. Each statement is executed in 
// sequence and after the last line is read, the first 
// line is executed again.
void draw() { 
  background(0);   // Set the background to black
  y = y - 4; 
  if (y < 0) { y = height; } 
  line(0, y, width, y);  
} 

void mousePressed() {
  redraw();
}
No novo código temos um circulo que muda para posição em que o mouse estiver no momento que for clicado.
Código:




O código é bem simples, as variáveis "x" e "y" definiram o ponto inicial onde a nossa elipse seria formada. Obtive-se um circulo com o raio 40 e o pintamos de branco de foma a melhorar a visualização. Usamos um recurso do processing que é a função mousePressed, essa função reconhece quando o mouse é pressionado. Sendo assim fez-se com que sempre que houvesse um clique  as variáveis "x" e "y" recebessem a posição atual do mouse.



Observe no Gif abaixo como o código funcionou:







Comentários