Aula 02 - Processing: refazendo um exemplo basico
O exemplo utilizado foi o Redraw que tinha como objetivo redesenhar uma linha quando mouse era clicado. No exemplo a linha movia-se apenas para cima e ao chegar no topo da tela retomava para baixo:
float y; // The statements in the setup() function // execute once when the program begins void setup() { size(640, 360); // Size should be the first statement stroke(255); // Set line drawing color to white noLoop(); y = height * 0.5; } // The statements in draw() are executed until the // program is stopped. Each statement is executed in // sequence and after the last line is read, the first // line is executed again. void draw() { background(0); // Set the background to black y = y - 4; if (y < 0) { y = height; } line(0, y, width, y); } void mousePressed() { redraw(); }
No novo código temos um circulo que muda para posição em que o mouse estiver no momento que for clicado.
Código:
O código é bem simples, as variáveis "x" e "y" definiram o ponto inicial onde a nossa elipse seria formada. Obtive-se um circulo com o raio 40 e o pintamos de branco de foma a melhorar a visualização. Usamos um recurso do processing que é a função mousePressed, essa função reconhece quando o mouse é pressionado. Sendo assim fez-se com que sempre que houvesse um clique as variáveis "x" e "y" recebessem a posição atual do mouse.
Observe no Gif abaixo como o código funcionou:
Comentários
Postar um comentário