Face Music, por ken Rinaldo

Fusiform Polyphony é um projeto de instalação multimídia e que ficou conhecido pelo nome de 'Face Music'. A obra foi criada pelo artista brasileiro Ken Rinaldo e trabalha com a criação de musica por meio de fotografia dos rostos do publico.



Fusiform Polyphony Nuit Blanche Toronto by Ken Rinaldo from Ken Rinaldo on Vimeo.


Explicando melhor: A instalação conta com 6 braços robóticos que se movem dentro de uma sala, cada braço robótico é um soft robot, é uma nova tecnologia que dá um aspecto mais natural ao movimento desses robôs. Na extremidade de cada braço estão acopladas câmeras de vídeo as quais estão diretamente conectadas à um programa chamado MAX MSP, este software trabalha com programação visual voltado para musica e multimídia.
 


No caso da instalação as câmeras trabalham  como sensores de calor, realizando a separação de tres cores (verde, vermelho e azul), Ao encontrar regiões que se assemelham à rostos humanos essas câmeras criam fotografias que são enviadas ao Max MSP, são pixeladas e com isso é gerado um código musical único que é enviado à um software de musica chamado Ableton Live.


O sistema cria melodias de acordo com esses dados e vão se atualizando a medida que cada novo registro surge.


Para mais informações acesse:
http://www.kenrinaldo.com/portfolio/fusiform-polyphony-face-music-toronto-2011/



Em seu artigo Sogabe qualifica uma instalação baseado em alguns aspectos e para isso ele determina alguns pontos q diferenciam dispositivos de instalações e esses ponto foram:

  • Espaço
Para ser qualificado como uma instalação era preciso que se considerasse o espaço ocupado, dimensões do projeto, se este projeto poderia ser movido para qualquer lugar, ou se deveria ter alguns requezitos mínimos
No caso do Face Music não possuía nenhum comentário no site indicando as pré-requisitos de ambiente. Mas acredito que se qualifica como instalação por ser muito grande e de dificil transporte. Os braços mecânicos possuem grandes bases de metal presas ao teto e na sala são necessários também grandes quantidades de telas, projetores e caixas de som. Dessa forma conclui que se qualificava como instalação nesse aspecto.

  • Evento
Sogabe determina como evento tudo que acontece no ambiente da instalação. Fala ainda sobre a presença de objetos que incitam o acontecimento dos eventos. 
No caso do face music podemos considerar a presença dos braços roboticos em constante movimentação, mas que acionam os projetores e caixas de som apenas na presença do calor dos rostos do publico.

  • Publico
No conceito do artigo o publico não é mais somente um observador, agora o publico interage com a obra e é responsável pelos resultados que ela gera. 
Para ocorrer a instalação descrita nesse post é preciso da participação ativa do curso, que se movimenta na sala e tem suas feições capturadas pelas microcameras. Se não houvesse essa interação do publico não haveria a geração de sons que é exatamente a proposta do projeto.

  • Interatividade
Condiz com o quanto que o publico pode interagir com o a cena e participar dos eventos. 
A interação nesse caso consiste em fazer com que o espectador descubra como que os sons são gerados, que ele se movimente pela sala e teste os diferentes braços robóticos na busca de saber que novos sons serão gerados. O espectador pode ainda tocar os objetos e se mover de formas variadas em busca de novas experiencias sonoras e visuais.

  • Interfaces
são o que permitem a interação do publico com o sistema. No caso essas interações são providenciadas através de micro câmeras que captam ondas de calor e soft robots que se movem em busca desses dados.

  • Gerenciamento digital
Não acredito que toda instalação precise necessariamente de um gerenciamento digital, mas como retrata o artigo o gerenciamento é a forrma como o sistema vai ler as interações com a interface e traduzir na reação de cena esperada.
No face music esse gerenciamento é realizado com duas plataformas: o Max MSP e o Ableton Live, como ja descrito anteriormente.

  • Dispositivos
Os dispositivos de saída para o face music são os projetores que mostram as imagens cadastradas, pixeladas e os dados de luz obtidos. E as caixas de som que mostram os sons compostos a partir das interações.


É baseado em todos esses aspectos que podemos considerar o face music como uma instalação interativa Multimídia.

Comentários