projeto de instalação multimídia_ final
Como resultado da disciplina de Instalações multimídia desenvolvi o projeto "o Som da imagem". A ideia original era de ter um programa produzido no processing que rodasse dois videos ao mesmo tempo, um em preto e branco e outro colorido, com a seguinte condição: apenas partes do vídeo colorido seriam vistas, estas partes seriam condizentes com áreas que o usuário estivesse interagindo. O programa usaria de reconhecimento de cor de algum objeto por meio de uma Webcam integrada. Na parte que estivesse selecionada seria tocada o som dos objetos de cena daquela região, sendo assim a brincadeira de procurar o som dos objetos.
Em virtude de complicações de programação, falta de suporte para funções que exigem mais processamento com o uso de algumas bibliotecas, o uso de dois videos foi abolido. Por solução deixei apenas um vídeo e usei uma forma colorida para indicar a região que está sendo captada.
O audio agora é controlado com a troca da amplitude dos audios, nos protótipos passados era feito apenas uma troca bruta de um áudio para o outro, causando estranheza na minha pessoa durante os testes.
Partes do código, com relação ao reconhecimento de cores pela webcam, foram retiradas de um código do programador Daniel Shiffman. Daniel é um dos renomes em quesito de programação no processing e dispoe seus códigos gratuitamente. Existe uma serie de videos no youtube explicando conceitos e como funciona o código que aqui foi utilizado.
Os protótipos mais recentes podem ser encontrados na pasta do google drive:
https://drive.google.com/drive/folders/0B7MxQZugOsZUZ082X09qbFRlYmc?usp=sharing
Comparado a semana passada consegui simplificar um pouco mais o código e troquei algumas funções, com isso a instalação ficou mais fluida e apresentando menos travamentos como da vez passada. Como resultado final obtive uma resposta razoável, infelizmente o projeto não teve como se manter leal à proposta original, mas cumpre seu papel.
Veja abaixo o resultado de algumas interações com a aplicação:
Comentários
Postar um comentário