Aula 04 Processing - Flor Randomica


Nos exercícios em sala de aula foram criadas as funções flor1 e flor2 como é possível ver na imagem abaixo. O objetivo da tarefa era criar uma função flor3 que criasse a flor com as pétalas reposicionadas, gerando 100 flores com tamanhos e posições randômicas .



Tarefa 




  1. A tela recebeu um tamanho de 300x300px e um fundo preto. Para que a criação das flores fosse melhor eviedenciada, a taxa de frames foi reduzida para 1.
  2. Em seguida criou-se uma função chamada circulo, esta se torna a base do que formará os componentes da flor Uma coisa importante: como a elipse usa o valor do diâmetro para gerar o circulo temos o raio multiplicado por 2, ao fazer isso evitamos criar varias elipses na função flor3 onde seria necessário realizar essa multiplicação.
  3.  Na função Flor3 declarou-se 3 variáveis, o "x" e "y" serão responsáveis pela localização das flores que serão formadas e o "r" representa o raio das elipses que se formarão.
  4. a função circulo foi chamada 5 vezes, 4 representando as pétalas e uma representando o centro da flor. Usando a regra de pitagoras para reposicionar as petalas em 45º,  acha-se que D²=r²+r² a partir daí tem-se D²= 2r²,tirando a raiz encontrou-se que a distancia era definida por "r*(raiz)2", ou seja r*1,44.
  5. O preenchimento  das petalas da flor será realizado com cores aleatórias, dessa forma a formação de uma outra flor se torna mais evidente.
  6. Dentro da função de desenho(draw), criou-se uma ferramenta de condição de forma que fosse gerada 100 flores. Contando a partir do valor de "i" que é incrementado cada vez que o loop acontece.
  7.  gerou-se 3 variaveis que representassem as da função flor3, o x e o y são gerados randomicamentes baseados no tamanho da tela e o "r" para que não fosse muito grande ou muito penqueno ficou sendo gerado entre valores de 5 a 30 pixels.
O funcionamento deu-se da seguinte maneira ( Ps.: o frame rate do gif está ajustado em 5 para que ocorresse mais rápido e em console é possível verificar a quantidade de flores que já foi gerada);


Comentários