Hello world! Processing - sobre o documentario


 O documentário traz uma mescla do inicio da codificação e os tempos atuai, usando de recurso visuais como filmes antigos, cenas históricas e depoimentos o documentário tenta mostrar as possibilidades do uso do aplicativo. 

A priori existe toda uma explicação  sobre a importância em se ver ações como processos e assim compreender a matemática e lógica dos fundamentos da programação, a importância da ordenação, de uma codificação simples e em como trabalhar com uma linguagem assim pode facilitar o aprendizado e a praticidade na hora de programar, alem do fato de serem necessárias poucas linhas de código para se chegar no resultado desejado


Eles tentam convencer que mesmo sem conhecimentos profundos de programação é possível desenvolver códigos que resolvam questões simples e fomentem a criatividade. O processing então não serviria somente como um programa codificador matemático ou de sistemas avançados mas também como um programa capaz de trabalhar com a parte criativa e artística visto que as alterações podem ser vistas facilmente e gerariam imagens mais precisas  ou de forma mais randômica, de forma que se adequasse as necessidades do usuário. 

Ainda no contexto da parte visual, o documentário mostra que você pode se utilizar de dados estatísticos por exemplo para gerar padrões visais e criar infográficos de forma lúdica e de fácil entendimento, que ilustrações não precisam ser refeitas em programas, como illustrator por exemplo, pois bastaria ajustar as linhas de código para se obter o resultado desejado e tendo uma economia geral de tempo.  O software seria capaz ainda de criar imagens em 3D e gerar simulações. 


O documentário no geral mostra uma serie de elogios e uma bela propaganda do produto. De fato o Processing é leve e permite um esboço visual das ações e isso o faz bastante pratico se comparado à outros softwares que trabalham com outros códigos de programação. É inegável que é possível criar imagens perfeitas e reprograma-las, porem acredito ser muita audácia incentivar que os códigos de programação são a melhor maneira de trabalhar a criatividade, para mim torna o processo mais complicado em questões de ilustração por exemplo. Programar é muito importante e resolve muitos problemas e se o processing é realmente capaz de realizar tudo o que promete fico feliz que exista um software como esse, apesar de acreditar que existe um certo embelezamento do produto no documentário.

Gostaria de ter visto a opnião de pessoas que não gostaram do aplicativo e os motivos de isto ter acontecido, dessa forma seria possível ter uma opnião mais consistente acerca do Processing

Comentários