Aula 11 Processing - Criando um menu e um contador de balas

TAREFA
Apresentar um menu inicial com título (que leva ao jogo quando a barra de espaços é pressionada) e permitir que o disco voador faça até três disparos (quantidade restante indicada na tela).

Código


 OBS// Usei o código já trabalhado em sala de aula. Este possuía alguns erros na colisão da nave. Não foi corrigido. A imagem do jogo também não está nada bonita.

Uma coisa importante para construir um Menu foi trabalhar com  a variável 'estado', esta criava especies de telas de jogo. Na primeira tem um menu que se inicia quando a tecla espaço é clicada. A segunda tela passa sozinha apenas com a frase "jogo da nave". No estado seguinte finalmente o jogo.  E por ultimo a tela de fim.
Existem duas maneiras de se chegar na tela de fim: uma é atingindo a nave com uma bala e a outra é quando a quantidade de balas chega a zero.
Para conseguir esse ultimo criei um contador chamado 'verificabala' que começava em 3 e subtraia até 0. Um problema que encontrei é que assim que a terceira bala era disparada a tela mudava automaticamente como fim. Tentei então definir que o fim da fase ocorreria  quando a bala saisse da tela, mas obtive problemas nas maneiras que tentei. Como alternativa permiti que fosse disparada uma 4ª bala, entao as 3 primeiras balas podem ser disparadas e é possivel conferir na tela a quantida de balas. quando se tenta disparar mais 1 bala a imagem muda pra tela de fim com a mensagem " suas balas acabaram".

Todo o código pode ser verificado com as imagens e o resultado com o gif no fim da postagem.

 

GIF 

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