Protótipos iniciais de instalação multimídia

A ideia inicial da instalação era ter um video passando e os espectadores realizariam interações com essa tela, essa interação iria colorir o video que inicialmente começaria em preto e branco, e ao colorir certos objetos de cena passaria-se a ouvir o som destes.

Para criar o protótipo tentei pensar no que seria o ponto chave do projeto, que sem isso nada mais funcionaria. Pensando nisso cheguei a conclusão que o ponto mais importante é conseguir mostrar o video e colorir a imagem, se eu não conseguisse fazer o movimento ser impresso na tela não teria como definir outros parâmetros necessários para a instalação.

Dessa forma criei dois protótipos no processing que usam lógicas diferentes de interação.



O primeiro foi feito usando duas imagens, A primeira seria impressa na tela totalmente em preto e branco.
Criei um pincel que desenha elipses  e fiz com que essas elipses fossem recriadas na tela com uma unica cor.
A ideia por trás desse protótipo era criar uma espécie de "mascara" como  com as quais trabalhamos no photoshop, onde pintamos de preto ou branco para mostrar ou não uma foto ou efeito.
Nesse caso optei por usar a cor vermelha já que o fundo da imagem é todo em preto e branco, assim não há como confundir as cores.

Como isso tudo funciona? bem existe uma função que faz o rastreamento de todos os pixels da imagem em preto e branco, quando o mouse é pressionado sobre a tela são desenhadas elipses vermelhas, quando essas elipses são desenhadas o sistema de rastreamento guarda aquela posição e pinta na tela os pixels da foto colorida.

Funciona como o efeito do Fundo Verde ( no caso vermelho) tanto usado no cinema.

Descobri ainda que é possível colocar sons no processing e ativa-los da mesma forma que usamos imagens. No exemplo o som gerado são ondas senoidais que ficam mais graves quando o mouse é pressionada mais à esquerda da tela e mais agudas quando clicado à direita da tela. A sua amplitude também varia levando em consideração o eixo Y .


O segundo exemplo de protótipo foi feito usando a ideia de matriz onde varias pequenas fotos são pintadas uma ao lado da outra. O primeiro protótipo tem um problema com relação aos limites da tela a serem pintados devido ao mecanismo de rastreamento dos pixels da imagem, isso porque ele só aceita que sejam lidos os exatos pixels da imagem, quando o mouse passa por mais do que isso o programa simplesmente para de operar.
Nesse segundo caso já não existe mais esse problema pois todas as imagens já tem sua posição predefinida e são apenas recriadas aproximadamente na área em que o mouse é posicionado. A desvantagem é que se trabalhar recriando varias vezes a mesma imagem, no exemplo eu usei imagens de jogos que se conectam, mas no caso de uma foto mesmo ou um vídeo teria um trabalho maior de colocar no programa cada pedaço da imagem no local correto e o código ficaria gigante.

Comentários