Aula 13 - Barco no mar


Tarefa
Criar o movimento de um barco no mar e discutir os resultados no blog.




Para essa atividade criei dois códigos, no primeiro o barco apenas flutuava e no segundo o barco navegava no mar. O Draw e o Setup é o mesmo para os dois.

Para não ter que desenhar todos os elementos da tela que seriam o mar e o barco, inseri duas imagens no código e Criei uma tela de 600x600.

A variável 'a' funciona como um contador que faz com que o barco entre em movimento.





O Draw : o contador é definido como aumentando de 5 em 5. Uma cor azulada foi definida para o background e chamada a função que criar o movimento do barco.






Definindo a função principal:
Barco Flutuando
Foram criadas duas funções xBarco e yBarco. O xBarco recebe o valor do mesmo mais um valor menor, isso vai definir a velocidade do movimento do barco. O yBarco recebe o seno de xBarco, como o seno é cíclico quando xBarco atinge um certo valor o movimento do barco é refeito, gerando assim a sensação de ondas. Multiplicando o yBarco por algum valor vai definir se esse movimento de ondas é mais suave ou mais forte, fazendo o barco subir e descer da maneira que for desejada. 
Para dar a sensação de movimento e como a imagem do mar possuía transparência, coloquei ela na tela em três posições diferentes, duas realizando um movimento mais simples e uma que rotacionava junto do barco. 
A rotação foi adicionada para para fazer com que a imagem se movê-se de forma mais natural. 
Barco navegando
O código para fazer o barco navegar não muda muito, a unica diferença no código é que o desenho da imagem teve o seu eixo X alterando recebendo o xBarco, como este está sempre atualizando faz com que o barco se desloque na horizontal. Para tornar a animação mais agradável ajustei a velocidade e o movimento do barco e do mar.

Veja os códigos em funcionamento abaixo:



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