Aula 13 - Barco no mar
Tarefa
Criar o movimento de um barco no mar e discutir os resultados no blog.
Para não ter que desenhar todos os elementos da tela que seriam o mar e o barco, inseri duas imagens no código e Criei uma tela de 600x600.
A variável 'a' funciona como um contador que faz com que o barco entre em movimento.
Definindo a função principal:
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Barco Flutuando |
Foram criadas duas funções xBarco e yBarco. O xBarco recebe o valor do mesmo mais um valor menor, isso vai definir a velocidade do movimento do barco. O yBarco recebe o seno de xBarco, como o seno é cíclico quando xBarco atinge um certo valor o movimento do barco é refeito, gerando assim a sensação de ondas. Multiplicando o yBarco por algum valor vai definir se esse movimento de ondas é mais suave ou mais forte, fazendo o barco subir e descer da maneira que for desejada.
Para dar a sensação de movimento e como a imagem do mar possuía transparência, coloquei ela na tela em três posições diferentes, duas realizando um movimento mais simples e uma que rotacionava junto do barco.
A rotação foi adicionada para para fazer com que a imagem se movê-se de forma mais natural.
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Barco navegando |
O código para fazer o barco navegar não muda muito, a unica diferença no código é que o desenho da imagem teve o seu eixo X alterando recebendo o xBarco, como este está sempre atualizando faz com que o barco se desloque na horizontal. Para tornar a animação mais agradável ajustei a velocidade e o movimento do barco e do mar.
Veja os códigos em funcionamento abaixo:
Veja os códigos em funcionamento abaixo:
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