Aula 14 - cronômetro


Tarefa
Com a função, fazer um algoritmo usando a função millis() do processing para simular um cronômetro, apenas com o ponteiro dos segundos.

Para criar um cronometro criei tres variavéis, uma que iria receber os milissegundos, outra que recebia os segundos e outra que contava os minutos. 'x', 'y' e 'ang' são responsáveis pelo movimento do ponteiro.

Criei uma variável chamada marcaMs, esta recebe a função millis(), é muito importante que essa declaração seja feita dentro do Draw(), para que assim possam ser contabilizados os milissegundos.


Dentro do draw defini uma cor para o fundo da tela, e criei as formas do cronometro: como base um circulo usando a função ellipse e um botão na parte de cima feito de um quadrado (rect) e de uma elipse. A largura da linha foi aumentada para ficar mais interessante visualmente.





Para encontrar o angulo preciso do movimento do ponteiro fiz um cálculo com 'regra de 3' . Considerando que um circulo tem  360º e que nesse caso sendo um cronômetro de segundos ia rodar em 60 segundos. Assim encontrar uma razão  z= 360/60, simplificando tudo a razão foi igual a 6.

Dessa forma o angulo é dado pelos segundos multiplicados pela razão.
Como o angulo Zero do processing é diferente do zero de um cronômetro, subtrai 90º (HALF_PI) .




Para criar o ponteiro usei a função linha (line), tomei como pontos iniciais o centro da tela e defini os eixos X e Y do fim da linha com o cálculo do seno e do cosseno. Dessa forma não haveria distorção da linha e de seu raio, assim percorrendo todo o conometro. O valor que multiplica o seno e o cosseno foi inserido para que a linha ficasse menor e coubesse no espaço pré definido de tela.

No final criei um cronometro digital, definindo os milissegundos, os segundos e ao completar 60 segundos adicionava 1 minuto.
Por fim coloquei esses dados escritos na tela.


Comentários