Aula 22 - Gráfico de vendas


Tarefa

Incluir os principais elementos presentes em um gráfico comercial (rótulos de dados e títulos, rótulos, linhas de grade e escalas de eixos) e discutir a importância dos mesmos.



Curiosamente apesar do resultado ser bem complexo o código não usa muitas variáveis. Criei uma que faz a contagem dos meses, uma que gera randomicamente o numero de vendas e uma que calcula a soma desses valores. Como estava criando um código sobre vendas decidi apresentar também fora do gráfico em texto o menor numero atingido e o máximo, como também calcular  a media de todos esses valores.

No setup declarei o tamanho da tela e as três funções que criei para este projeto.







Na função de vendas criei um contador que gerava os valores vendidos de acordo com o numero de meses do ano. Dentro desse contador calculei a soma de todas as vendas e defini um padrão: considerando que as vendas variam de 0 até 15 nesse sistema, as vendas que fossem acima de 8 eram tingidas com a cor verde e as que estivessem abaixo eram tingidas com a cor vermelha. A ideia é dar um apelo visual e uma noção de falha ou sucesso, assim como é feito nas escolas.



Para descobrir os menores e maiores valores obtidos criei um sistema que identificava se esses números eram maiores ou menores. Esse tipo de lógica é vista com frequência na disciplina de Programação 1.







Na função de nome grade criei as linhas que emolduram o gráfico. Duas linhas principais: uma vertical e uma horizontal, e linhas horizontais que seguiam a marca dos números. Não cheguei a fazer uma grade quadriculada pois o espaçamento entre os meses já deixava as demarcações bem distintas, além de que não queria poluir muito o código.


Aproveitei que gerei essa variável y e já recriava um certo espaçamento e imprimi na tela a numeração encontrada na parte esquerda da tela.




Por ultimo criei uma função que comporta todos os textos.

Com uma letra maior escrevi o titulo do gráfico " dados de vendas da empresa MAMI 1" e inseri esse nome ficticio.

Para colocar a legenda lateral das vendas precisei rotacionar as palavras, para isso usei da função rotate, o translade manteve a lógica da posição e o push e o pop matrix, para realizar essa operação.

Na parte debaixo do gráfico inseri os meses do ano. Seria mais inteligente colocar tudo num mecanismo de repetição e pedir para posicionar os meses de 1 até 12, mas optei por escrever os nomes dos meses, dessa forma fica mais agradável visualmente e mais parecido com o tipo de gráficos que estamos acostumados, além de tornar mais rápido o entendimento dos valores.







No lado direito da tela inseri os dados mais numéricos como o montante de vendas total, o menor e o maior valor obtido e a média anual.
Mais embaixo inseri uma legenda que explicava o uso das cores nas barras.

Um dos resultados obtidos pode ser visto abaixo:



A importância de inserir todos os rótulos é tornar a leitura do gráfico o mais fácil possível. Gráfico existem com a função de organizar ideia e de serem práticos. Se feitos do modo adequado podem facilitar o trabalho e a compreensão do usuário.
Existem gráficos variados e cabe ao programador escolher o modelo mais eficiente de passar as informações. As legendas também precisam estar claras.

Comentários