Hello Word com MAX

Quando se trata de instalações multimídia diversos aplicativos já foram explorados para serem utilizados em suas realizações.

O escolhido da vez foi MAX. O MAX é desenvolvido pela empresa Cycling 74 e trabalha com programação visual.

Em alguns aspectos me foi muito parecido com a lógica do Cmap Tools, sendo possível desenvolver programas com os mesmos tipos de interação. Em contrapartida o MAX é um programa bem mais completo que trabalha tanto com o auditivo quanto com o visual e permite a ligação com fontes externas podendo controlar e se comunicar com Arduíno, controladores de Midi, sintetizadores, projetores, programadores de iluminação e entre outros.


A versão que utilizei para esse trabalho foi a 7, que até o momento foi a mais recente e usei a versão de testes ainda que não possui todas as funcionalidades. Ainda assim foi incrível a facilidade com a qual se podia fazer algumas coisas.

O vídeo a seguir encontra-se sem áudio e não pude editar adequadamente devido `alguns problemas que tive com o programa que gravava a tela do computador. Mas logo em baixo segue a descrição dos experimentos que realizei.



O MAX tem algumas areas separadas, o Beap e o Vizzie por exemplo possuem excelentes ferrametnas para a manipulação de som e de imagem. O vizzie geralmente controla as imagens.
Nessas opções você pode escolher os tipos de entradas e saidas, adicionar controladores, efeitos e projetar o q desejar.

No caso do vídeo usei como impute a função grabbier que usa os dados da minha camera de video. É muito interessante que o programa já tenha funções pré prontas para trabalhar com cameras. Em uma instalação isso poderia ser facilmente utilizado para captar o movimento do publico e gerar sons ou imagens, ou outros tipos de interação.

No vídeo adicionei ainda dos controladores de efeitos, um pixelava a a imagem  e o outro criava caleidoscópios.  Ambos poderiam ser alterados para a forma que eu acredita-se ser a melhor.
Como meu pc estava com pouca memoria em HD alguns efeitos travaram bastante e inclusive fizeram o programa ser fechado.

Outro efeito que apresentei foi o fato de vc poder brincar com varias telas e altera-las quando quiser e ainda usando os efeitos que desejasse. O mostrado no exemplo apenas mudava de um vídeo para outro, outros efeitos permitiam criar crossfades, brincar com as cores, brilho e etc.

Na versão completa você pode filmar e gravar tudo o que vc quiser e estiver associado ao gravador. O programa também pode tirar fotografias do resultado e a parte mais interessante é que pode projetar em outtras telas.

Assim, supondo que eu usasse essas tecnologias em uma instalação, com uma unica camera eu poderia projetar varios efeitos em varias telas diferentes e permitir que o publico atuasse para ver em como mudariam as visualizações de cada tela.


Outros experimentos foram feitos com vídeo e som. Mas por não entender totalmente a lógica de algumas funções, como o 'scale' que trabalha com logaritmo, preferi não mostrar.


Comentários