o que as crianças pensam sobra a televisão e pesquisa sobre programação
A televisão pelo olhar das crianças - Rosália Duarte
A leitura desse texto foi bem interessante, não se fala mais em pesquisadores, pedagogos, ou quem quer que seja emitindo suas opiniões. Agora temos a opnião das próprias crianças e como elas enxergam a televisão.
Pela leitura deu pra perceber que o texto é um pouco antigo e poderia até dizer um pouco desatualizado, visto que nessa época pelo menos, o uso de computadores e celulares não era tão presente na vida das pessoas. Sendo assim a televisão a principal fonte de informação.
Em geral o que se percebe e se discute é que ao contrario do que os adultos geralmente pensam, as crianças pontuaram a televisão como uma ferramenta que sempre educa! Isso mesmo :SEMPRE.
O que soa estranho é que geralmente associamos a educação com programas feitos prioritariamente com esse contexto, mas as crianças creditaram quem nem sempre tudo que se ensina é algo educativo, como coisas uteis e vistas na escola. Elas enquadram como educativo também as coisas ruins.
Para as crianças entrevistadas a inteligencia e o ato de aprender estão associados com acumular conhecimentos, seja ele qual for o tipo. Dessa forma elas foram capaz de separar o que consideravam conhecimentos bons e ruins.
Para elas a Tv pode ensinar a cuidar da natureza, de como ter uma alimentação saudável, brincadeiras, a como agir em sociedade, conhecer de historia, geografia, politica etc.
O texto aborda toda uma discussão sobre os telejornais, que em sua maioria as crianças afirmaram achar chatos mas que consideravam como um veiculo de informação importante ( o que pode ser um discurso repetido e fixado pelos parentes) e o sentimento delas com relação às novelas. Nesses aspectos, e retorno a dizer, considerando a época, as crianças tinham claramente a televisão como o principal meio de informação e por isso ressaltaram a importância dos telejornais, como se esse fosse o único meio de se manter atualizado sobre o mundo e seus acontecimentos.
Quanto as novelas em geral foram criticadas. Não somente as novelas, mas pelo tipo de conteúdo que elas costumam mostrar junto de outros programas. O fato de se falar sobre crime, prostituição, desobediência, pareceu ser um aspecto muito negativo para as crianças.
Elas comentaram inclusive que tudo o que se vê na televisão é meio que como um modelo de coisas que você deve fazer, então mostrar violência por exemplo, seria como incentivar a violência. Em contrapartida admitiram que nem tudo o que viam fariam ou teriam vontade. Com relação a isso foram capazes de afirmar que as pessoas adultas e "mais fracas" estão de certa forma desprotegidas e susceptíveis a esses tipos de comportamento.
Minhas opiniões sobre o assunto: é engraçado ver como as crianças reagem à violência, para elas no mundo ideal nada disso seria mostrado na televisão, se só se falasse de coisas boas, as pessoas seriam mais gentis e amigáveis. O que concordo ser um ideal de mundo muito interessante. Sempre critiquei programas do estilo policial e acredito que sejam capaz de gerar um sentimento de pavor coletivo na população. Por outro lado a gente sabe que o mundo não é um conto de fadas e ocultar a realidade não é exatamente uma opção. Talvez considerar os horários das programações fosse uma maneira de regular essa situação,
Outro ponto que me chamou atenção foi o fato de terem a televisão como modelo de vida. Por que isso pode acabar incentivando não somente à uma padronização da maneira de agir, mas também o que já se foi falado em outras discussões, a questão do consumo na infância e da falta de criticidade de algumas crianças com esse respeito.
Os tempos mudaram, mas algumas realidades e discussões permanecem. É bom saber que para educar não é preciso somente de programas feitos com esse proposito, que outros programas dão as crianças noções de sociedade e cultura, poderia se ver isso como maneiras de ampliar a integração dessas crianças nos assuntos de casa, na escola e na sociedade em geral e também trabalhar com a conscientização, coisa que já é bastante abordada nos desenhos por exemplo e por isso fazem tanta parte do dia a dia infantil.
Programação da TV Brasil: uma analise sobre a questão da qualidade - Inês Silva e Andrea Pinheiro
Com a maioria dos programas de cunho culturais, educativos e infantis sendo removidos da programação da tv aberta e indo cada vez mais para o serviços pagos, surgiu no Brasil a Tv Brasil.
O texto fala sobre uma pesquisa feita entre 2010 e 2012 sobre a programação do canal recem criado e seus critérios de Qualidade e diversidade.
No texto esses critérios são bem definidos e trazem algumas constatações.
Apesar do canal Brasil carregar o nome do país, infelizmente boa parte de sua grade era composta por programas estrangeiros. Tudo bem que é importante falar de outras culturas, mas ainda assim essa programação ocupava um espaço considerável na grade. Ainda sobre os programas estrangeiros via-se a predominância de programas de certas regiões como Estados Unidos, Canadá e Fraça, pouco ou nada se via com relação à outras culturas como produções latino-americanas ou de origem africana.
Quando se fala de cultura esses aspectos são importantes não só pela diversidade, mas também pela construção histórica que esses países tiveram e suas ligações com o a historia do Brasil também.
Quando se tratava de produção nacional a grande parte era na região sudoeste. Vê-se então a necessidade de se trabalhar mais as culturas das outras regiões do pais. Sem menosprezar é claro os programas que se esforçavam para dar um pluralismo cultural.
Quanto a representatividade, brancos, pardos e negros tinham relativamente um bom espaço nas produções. Mas ainda faltou abordar melhor outras culturas como as indígenas, que também são de extrema importância no nosso país. Quanto as classes sociais geralmente se trabalhava com a classe media ( quase como que pra criar um meio termo), quanto as classes mais baixas tendo uma representatividade bem menor. Esse é um assunto que merece atenção e ser discutido melhor nas produções audiovisual. Quanto a representatividade das mulheres, este é um fator muito positivo, sendo equivalente o numero de meninos e meninas e o valor dos seus personagens. Em contrapartida ainda se via um numero maior de meninos como protagonistas nos programas.
Apesar de todos os problemas a programação foi considerada de qualidade e segue os criterios básicos da analise que consistiam de considerar: a diversidade, inovação, os fatores educativos, artísticos e culturais.
Hoje a programação está diferenciada. Ainda possui programas de origem estrangeiras mas já se percebe uma relativa mudança comparado ao que foi apresentado nessa pesquisa.
A leitura desse texto foi bem interessante, não se fala mais em pesquisadores, pedagogos, ou quem quer que seja emitindo suas opiniões. Agora temos a opnião das próprias crianças e como elas enxergam a televisão.
Pela leitura deu pra perceber que o texto é um pouco antigo e poderia até dizer um pouco desatualizado, visto que nessa época pelo menos, o uso de computadores e celulares não era tão presente na vida das pessoas. Sendo assim a televisão a principal fonte de informação.
Em geral o que se percebe e se discute é que ao contrario do que os adultos geralmente pensam, as crianças pontuaram a televisão como uma ferramenta que sempre educa! Isso mesmo :SEMPRE.
O que soa estranho é que geralmente associamos a educação com programas feitos prioritariamente com esse contexto, mas as crianças creditaram quem nem sempre tudo que se ensina é algo educativo, como coisas uteis e vistas na escola. Elas enquadram como educativo também as coisas ruins.
Para as crianças entrevistadas a inteligencia e o ato de aprender estão associados com acumular conhecimentos, seja ele qual for o tipo. Dessa forma elas foram capaz de separar o que consideravam conhecimentos bons e ruins.
Para elas a Tv pode ensinar a cuidar da natureza, de como ter uma alimentação saudável, brincadeiras, a como agir em sociedade, conhecer de historia, geografia, politica etc.
O texto aborda toda uma discussão sobre os telejornais, que em sua maioria as crianças afirmaram achar chatos mas que consideravam como um veiculo de informação importante ( o que pode ser um discurso repetido e fixado pelos parentes) e o sentimento delas com relação às novelas. Nesses aspectos, e retorno a dizer, considerando a época, as crianças tinham claramente a televisão como o principal meio de informação e por isso ressaltaram a importância dos telejornais, como se esse fosse o único meio de se manter atualizado sobre o mundo e seus acontecimentos.
Quanto as novelas em geral foram criticadas. Não somente as novelas, mas pelo tipo de conteúdo que elas costumam mostrar junto de outros programas. O fato de se falar sobre crime, prostituição, desobediência, pareceu ser um aspecto muito negativo para as crianças.
Elas comentaram inclusive que tudo o que se vê na televisão é meio que como um modelo de coisas que você deve fazer, então mostrar violência por exemplo, seria como incentivar a violência. Em contrapartida admitiram que nem tudo o que viam fariam ou teriam vontade. Com relação a isso foram capazes de afirmar que as pessoas adultas e "mais fracas" estão de certa forma desprotegidas e susceptíveis a esses tipos de comportamento.
Minhas opiniões sobre o assunto: é engraçado ver como as crianças reagem à violência, para elas no mundo ideal nada disso seria mostrado na televisão, se só se falasse de coisas boas, as pessoas seriam mais gentis e amigáveis. O que concordo ser um ideal de mundo muito interessante. Sempre critiquei programas do estilo policial e acredito que sejam capaz de gerar um sentimento de pavor coletivo na população. Por outro lado a gente sabe que o mundo não é um conto de fadas e ocultar a realidade não é exatamente uma opção. Talvez considerar os horários das programações fosse uma maneira de regular essa situação,
Outro ponto que me chamou atenção foi o fato de terem a televisão como modelo de vida. Por que isso pode acabar incentivando não somente à uma padronização da maneira de agir, mas também o que já se foi falado em outras discussões, a questão do consumo na infância e da falta de criticidade de algumas crianças com esse respeito.
Os tempos mudaram, mas algumas realidades e discussões permanecem. É bom saber que para educar não é preciso somente de programas feitos com esse proposito, que outros programas dão as crianças noções de sociedade e cultura, poderia se ver isso como maneiras de ampliar a integração dessas crianças nos assuntos de casa, na escola e na sociedade em geral e também trabalhar com a conscientização, coisa que já é bastante abordada nos desenhos por exemplo e por isso fazem tanta parte do dia a dia infantil.
Programação da TV Brasil: uma analise sobre a questão da qualidade - Inês Silva e Andrea Pinheiro
Com a maioria dos programas de cunho culturais, educativos e infantis sendo removidos da programação da tv aberta e indo cada vez mais para o serviços pagos, surgiu no Brasil a Tv Brasil.
O texto fala sobre uma pesquisa feita entre 2010 e 2012 sobre a programação do canal recem criado e seus critérios de Qualidade e diversidade.
No texto esses critérios são bem definidos e trazem algumas constatações.
Apesar do canal Brasil carregar o nome do país, infelizmente boa parte de sua grade era composta por programas estrangeiros. Tudo bem que é importante falar de outras culturas, mas ainda assim essa programação ocupava um espaço considerável na grade. Ainda sobre os programas estrangeiros via-se a predominância de programas de certas regiões como Estados Unidos, Canadá e Fraça, pouco ou nada se via com relação à outras culturas como produções latino-americanas ou de origem africana.
Quando se fala de cultura esses aspectos são importantes não só pela diversidade, mas também pela construção histórica que esses países tiveram e suas ligações com o a historia do Brasil também.
Quando se tratava de produção nacional a grande parte era na região sudoeste. Vê-se então a necessidade de se trabalhar mais as culturas das outras regiões do pais. Sem menosprezar é claro os programas que se esforçavam para dar um pluralismo cultural.
Quanto a representatividade, brancos, pardos e negros tinham relativamente um bom espaço nas produções. Mas ainda faltou abordar melhor outras culturas como as indígenas, que também são de extrema importância no nosso país. Quanto as classes sociais geralmente se trabalhava com a classe media ( quase como que pra criar um meio termo), quanto as classes mais baixas tendo uma representatividade bem menor. Esse é um assunto que merece atenção e ser discutido melhor nas produções audiovisual. Quanto a representatividade das mulheres, este é um fator muito positivo, sendo equivalente o numero de meninos e meninas e o valor dos seus personagens. Em contrapartida ainda se via um numero maior de meninos como protagonistas nos programas.
Apesar de todos os problemas a programação foi considerada de qualidade e segue os criterios básicos da analise que consistiam de considerar: a diversidade, inovação, os fatores educativos, artísticos e culturais.
Hoje a programação está diferenciada. Ainda possui programas de origem estrangeiras mas já se percebe uma relativa mudança comparado ao que foi apresentado nessa pesquisa.
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